A importância social dos blogs e da internet como meio de comunicação livre para todos produzirem e consumirem informações é irrefutável. No vídeo acima José Dirceu, político brasileiro, resume e explica de forma bem simples essa importância sobre o ângulo de quem já foi de militante de esquerda e exilado político a Ministro-chefe da Casa Civil.
Ainda que muito do conteúdo aproveitável da internet se encontre em meio a sites que não tem criatividade para criar conteúdos interessantes, multiplicam-se os blogs e sites voltados para informação colaborativa cada vez mais segmentada e especializada, o que tem atraído a atenção até dos leitores mais assíduos das mídias tradicionais, como jornais, revistas especializadas e até mesmo a televisão. Isso acontece exatamente porque na internet a comunicação caminha em mão dupla e permite abrir um canal de comunicação que quebre com o modelo padrão de um emissor falando para vários receptores. Os meios digitais permitem que poucos falem para muitos e que muitos falem para muitos. Quebrou-se o paradigma comunicacional e a imagem daquela pessoa ou instituição detentora do conhecimento e do poder, já está bem desgastada em uma nova percepção colaborativa de viver em sociedade.
| Don Tapscott |
Exemplo disto pode ser encontrado no texto “A inteligência está na rede”, uma entrevista com Don Tapscott, um dos mais respeitados estudiosos do impacto da tecnologia nas empresas e nas sociedades. Segundo ele, “A ideia de que a concentração de informação é sinônimo de poder faz parte do velho modelo industrial.” Ele usa o seguinte caso para explicar sua afirmação:
O caso da Goldcorp, empresa do setor de mineração, é exemplar. A companhia estava insegura sobre onde tentar explorar ouro e tomou uma atitude inédita: divulgou seus dados geológicos, que normalmente são o grande segredo desse setor, e ofereceu um prêmio a quem tivesse a melhor análise que indicasse onde fazer uma exploração. A empresa pagou 500.000 dólares em prêmio e encontrou 3,4 bilhões de dólares em ouro. O valor de mercado da Goldcorp pulou de 90 milhões para 10 bilhões de dólares.
Esse tipo de pensamento parece ousado, mas é preciso se adaptar às novas ferramentas e mudar a perspectiva meramente comercial, sem criatividade para que novas oportunidades sejam criadas. Mesmo que o rádio, a TV e o jornal impresso, diferente do que muitos acreditavam, não tenham sido substituídos pelos blogs e a comunicação em rede, tem mudado o comportamento de quem produz e de quem consome informação no mundo moderno em qualquer dispositivo. Pensar coletivamente e sem fronteiras é uma grande vantagem e não deve ser temida e sim agregada por todos aqueles que detêm a informação e aqueles que a buscam.
Um dos principais sites envolvidos com esse pensamento é o Wikileaks, criado pelo australiano Julian Paul Assange. Principal responsável pela divulgação de centenas de milhares de documentos sigilosos, o site é uma ferramenta que exemplifica os anseios coletivos de uma nova forma de tratar a comunicação e a informação e conviver em rede, em sociedade. E quem ficar de fora desta nova ordem mundial pode acabar pagando caro, é o que promete outra organização, formada por pessoas ao redor de todo o mundo, a Anonymous.
A organização, totalmente descentralizada utiliza dos conhecimentos técnicos de seus membros em redes digitais e informática para expor dados escusos de pessoas e organizações corruptas ou que detêm muito poder e dinheiro.
A organização, totalmente descentralizada utiliza dos conhecimentos técnicos de seus membros em redes digitais e informática para expor dados escusos de pessoas e organizações corruptas ou que detêm muito poder e dinheiro.
Por outro lado, se você não está a fim de tentar mudar o mundo, mas acha que o mundo deve compartilhar da sua opinião, também pode se tornar produtor de informação, basta criar um blog. Mas por favor, pelo menos aproveite do conhecimento disponível na rede para expor seus assuntos de forma clara e objetiva. Nem todo mundo tem tempo ou paciência pra ficar lendo na internet, mas técnicas simples podem ser aprendidas com o Webwriting ou conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.
Para começar, uma dica bacana é adotar a técnica da pirâmide invertida que ajuda na condensação do texto, generalização, cancelamento e seleção e representação parafrásica de ordem metonímica. Ou seja, escreva o necessário e comece pela informação mais importante em primeiro lugar. Outra técnica que deve estar sempre em mente é a AIDA, ou obter Atenção, atrair Interesse, despertar o Desejo e levar à Ação.
Abaixo segue alguns textos para aprofundar mais sobre as técnicas de escrita para a web. Mais do que quebrar paradigmas e imputar uma nova forma de pensar a comunicação, antes de tudo é preciso saber criar conteúdo de forma que todos possam absorver e entender, aproveitando da liberdade que os links proporcionam para enriquecer o seu texto e tornar a leitura mais interessante e completa ao interagente. Ah, e sempre lembre-se de interagir com seus leitores sempre que possível!

Nenhum comentário:
Postar um comentário